Tensão pré-menstrual, ou TPM é um conjunto de alterações físicas e emocionais que aparecem um pouco antes da menstruação e deve desaparecer com ela.
Principais sintomas:
- Irritabilidade;
- Nervosismo;
- Depressão;
- Agressividade;
- Dor de cabeça;
- Instabilidade emocional;
- Voracidade por doces;
- Edema;
- Dor nas mamas;
Estes sintomas são provocados pela variação de hormônios no corpo da mulher ao longo do mês. Assim que termina a menstruação, tem início a produção do hormônio estrógeno, que atinge seu pico ao redor do 14º dia do ciclo, quando começa a cair e a partir dai aumentar a produção de progesterona. O nível desses dois hormônios, porém, praticamente chega a zero durante a menstruação.
As alterações de humor neste fase estão associadas também a produção de serotonina, substância produzida pelas células nervosas. Quando seu nível no organismo está alto, ficamos alegres, felizes, bem-humorados. Quando ele cai, ficamos mal-humorados e queremos comer doces para compensar. Sabe-se que no período pré-menstrual há uma queda nos níveis da serotonina. Sabe-se também que, diferentemente dos hormônios do homem, os hormônios femininos interferem com a produção da serotonina. Isso explicaria os sintomas psíquicos, enquanto os físicos resultam principalmente da própria alteração hormonal.
Um grau leve de alterações psíquicas e físicas durante esse período pré-menstrual é normal e fisiológico, porém sempre que os sintomas se agravam ou impedem a vida normal das pacientes devem ser tratados.
Entre os tratamentos, utilizamos diversas formulações hormonais que diminuem ou impedem o ciclo menstrual, além da reposição de vitamina A, minerais e ácidos graxos essenciais. Os casos mais graves beneficiam-se de tratamentos específicos com medicações que diminuem muito os sintomas da TPM.