TPM

Tensão pré-menstrual, ou TPM é um conjunto de alterações físicas e emocionais que  aparecem um pouco antes da menstruação e deve desaparecer com ela. Principais sintomas:  Irritabilidade, nervosismo, depressão, agressividade, dor de cabeça,  instabilidade emocional, voracidade por doces, edema, dor nas mamas.

Estes sintomas são provocados pela variação de hormônios no corpo da mulher ao longo do mês. Assim que termina a menstruação, tem início a produção do hormônio estrógeno, que atinge seu pico ao redor do 14º dia do ciclo, quando começa a cair e a partir dai  aumentar a produção de progesterona. O nível desses dois hormônios, porém, praticamente chega a  zero durante a menstruação.

As alterações de humor neste fase estão associadas também a produção de serotonina, substância produzida pelas células nervosas. Quando seu nível no organismo está alto, ficamos alegres, felizes, bem-humorados. Quando ele cai, ficamos mal-humorados e queremos comer doces para compensar. Sabe-se que no período pré-menstrual há uma queda nos níveis da serotonina. Sabe-se também que, diferentemente dos hormônios do homem, os hormônios femininos interferem com a produção da serotonina. Isso explicaria os sintomas psíquicos, enquanto os físicos resultam principalmente da própria alteração hormonal.

Um grau leve de alterações psíquicas e físicas durante esse período pré-menstrual é normal e fisiológico, porém sempre que os sintomas se agravam ou impedem a vida normal das pacientes devem ser tratados.

Entre os tratamentos, utilizamos diversas formulações hormonais que diminuem ou impedem o ciclo menstrual, além da reposição de vitamina A, minerais e ácidos graxos essenciais. Os casos mais graves beneficiam-se de tratamentos específicos com medicações que diminuem muito os sintomas da TPM.